sexta-feira, 24 de julho de 2015

Temperos Congelados


Estes temperos congelados são super práticos para quem cozinha todos os dias, como eu.
Eu fiz uns com azeite de oliva e outros com óleo de coco, mas pode fazer também com água porque nem sempre vamos usar azeite no cozimento.
Eu fiz com alecrim, tomilho, orégano, coentro e basil que são os temperos que eu mais uso.


lembrando apenas que o azeite extra virgem se usa pra salada, no cozimento tem que ser apenas o oleo de oliva, pois o azeite extra virgem se for usado em alta temperatura perde suas propriedades benéficas e esses benefícios só podem ser obtidos se o azeite for consumido em temperatura ambiente, usado para temperar saladas cruas, vegetais cozidos ou para finalizar pratos.
Essas gorduras são boas, pois auxiliam na diminuição do colesterol ruim no sangue e aumentam o bom colesterol. O azeite também é rico em antioxidantes, que ajudam a prevenir o envelhecimento precoce e o desenvolvimento de doenças.
O extravirgem, é que tem menor acidez (até 1% ). Esse óleo possui substâncias que combatem o mau colesterol. Também impede o depósito de gordura abdominal, afinando a cintura e afastando o risco de doenças cardíacas e diabetes. Só não pode abusar na quantidade, pois uma colher de sopa contém cerca de 108 calorias! O ideal é consumir 2 colheres de sopa por dia: uma no almoço e outra no jantar.
E o azeite de oliva comum com acidez acima de 0,5 é mais resistente às altas temperaturas, entao estes podem ser usados no cozimento.
O azeite também é rico em antioxidantes, como os polifenois, capazes de combater os radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento das células. Tem efeito protetor contra uma série de doenças degenerativas, entre as quais a cardíaca.

Armazenando o seu azeite de oliva
Quando o azeite é exposto ao calor, a luz e ao ar os nutrientes do azeite começam a oxidar e o seu sabor irá se perder. Por isso, procure adquirir azeite engarrafado em vidro escuro. Guarde o azeite em local fresco e escuro. É muito comum encontrar azeite armazenado ao lado do fogão na cozinha. Isso faz com que o azeite se estrague mais rapidamente e se torne rançoso. A ideal é ter fácil acesso a pequenas quantidades de forma que se possa consumir na totalidade e deixar a garrafa em um local protegido. Por isso, fica a dica, na hora de comprar, não pegue uma garrafa da parte da frente e sim as de trás que estão mais protegidas da luz nas prateleiras do supermercado. Verifique também a data de produção, quanto mais próximo você estiver da data melhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário